Livro feminista: You Have The Right To Remain Fat, Virgie Tovar

Por Helô Righetto

Um manifesto contra a gordofobia. Um livro fácil de ler (tem em português! o Título é ‘Meu Corpo Minhas Medidas’) que explica didaticamente o que é gordofobia, mas que principalmente deixa claro a intersecção da nossa obsessão pela magreza como sociedade com outras opressões: machismo, racismo, classismo…

A Virgie Tovar, americana filha de mexicanos, conta que passou cerca de 20 anos de sua vida tentanto emagrecer, tentando não ter o corpo que sempre falaram pra ela que era ‘errado’. Ela fala do perigo da cultura da dieta, quem se beneficia com isso e como nos convencemos de que, se não somos magras, ‘merecemos’ ser tratadas como cidadãs de segunda classe.

Tem uma coisa que ela fala, que parece tão simples, mas que achei tão forte: que a solução para um problema como intolerância não é a gente acomodar a intolerância em nossas vidas e fazermos o possível pra ela não nos incomodar. A solução é eliminar a intolerância. Achei genial.

Nós temos no canal três vídeos sobre gordofobia, vou deixar eles aqui caso alguém se interesse pelo assunto e queira saber mais.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *